Front-end x back-end Diferença entre desenvolvimento de aplicativos

Afinal, é preciso conhecer essa tecnologia e entender suas evoluções para programar para web. Front-end developer é a pessoa que cuida da apresentação visual de um site. Pessoas de todas as outras áreas em um time de TI podem se beneficiar com o conhecimento dessas áreas essenciais. O desenvolvimento front-end e back-end é a porta de entrada para muitas pessoas que estão dando os primeiros passos na área de TI. Inclusive, quando estão em uma faculdade da área ou até mesmo antes de prestar vestibular.

  • A atuação nesta área de design para efeito visual é chamada de UI (User Interface).
  • Em todas as áreas de conhecimento, uma pessoa com conhecimentos de front e back pode ser útil.
  • Um desenvolvedor de back-end é proficiente em várias linguagens de programação, como Python, Ruby, Java e PHP.
  • Além das aplicações voltadas para a interface, o JavaScript
    também pode ser utilizado para se comunicar APIs, trazendo informações do
    back-end para o front-end, tornando as páginas mais inteligentes a partir dos
    dados recebidos.

Para atuar como desenvolvedor back end, é essencial ter conhecimentos em linguagens de programação como PHP, Java, Python, Ruby, entre outras. Além disso, é importante compreender conceitos como bancos de dados, segurança da informação, arquitetura de software e desenvolvimento de APIs. Ter habilidades de resolução de problemas, trabalho em equipe e atualização constante são características valorizadas nessa área. Em resumo, entender a diferença entre back end e front end é essencial para quem deseja ingressar na área de desenvolvimento de software. Enquanto o back end lida com a parte lógica e funcional do sistema, o front end está focado na interface e na experiência do usuário.

O que faz um desenvolvedor front-end?

Desse modo, a linguagem pode ser utilizada para
construção de aplicações Back-end, com os mesmos benefícios das outras, incluindo
a capacidade de construir APIs, como vemos no exemplo do Código 5. O PHP é uma linguagem de desenvolvimento back-end voltada
para a web e é utilizado na grande bootcamp de programação maioria das vezes para a construção de sites
dinâmicos. As áreas de front-end e back-end são essenciais e continuarão relevantes no nosso mundo. Ou ainda pode optar por fazer as duas funções e seguir uma carreira como profissional full-stack, com ainda mais possibilidades de emprego.

Você deve ter notado que todas as frameworks e bibliotecas das seções anteriores funcionam com linguagens de programação específicas. Isso porque os frameworks servem como fundamentos principais ao desenvolver aplicativos web frontend ou backend; as peças que mantêm esses fundamentos juntos são as linguagens de programação. Os Frameworks fornecem uma base, como um modelo, para os desenvolvedores criarem rapidamente sites e aplicativos web. Estes frameworks seguem a velha regra de não reinventar a roda; alguém já lançou as bases, com arquivos de sites potenciais, bancos de dados e outros elementos prontos para serem usados no ponto de partida de um projeto. O backend refere-se à tecnologia e interface que roda no fundo de um site ou aplicativo web para produzir uma interface completamente voltada para o servidor ou tornar o frontend possível.

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

O programador Front-end será o responsável em codificar e dar vida a essa arte criada pelo designer. Muitas pessoas acham que para se tornar um programador https://www.hojemais.com.br/andradina/noticia/geral/curso-de-cientista-de-dados-garanta-sua-estabilidade-no-mercado-de-trabalho Front-end é necessário ter boas noções de design. Também existem tecnologias que conseguem desenvolver ambas as partes (front-end e back-end).

Embora, outrora, essas funções fossem atribuídas somente ao web designer, hoje, os donos de negócio podem fazer ações de front-end também em seus sites. A segurança no desenvolvimento de front-end é de responsabilidade principalmente do usuário. Desenvolvedores de front-end se concentram sobretudo nos fluxos de trabalho de validação e autenticação de usuários.

Recursos da AWS

Essa ferramenta foca na resolução rápida de diversos problemas encarados durante o desenvolvimento web, facilitando bastante o andamento das atividades. A computação é uma área muito ampla e conta com diversos tipos de profissionais. Entre eles, existem os que trabalham com ciência de dados, desenvolvimento de aplicativos móveis, análise de banco de dados, engenharia ágil de software, projetos de hardware e afins. Para quem gosta de trabalhar com design e criar interfaces agradáveis e intuitivas, o front-end pode ser uma escolha interessante.

  • O app nativo é aquele que é instalado no sistema operacional (Android ou iOS, por exemplo), integrado à memória de armazenamento, com acesso total a recursos internos.
  • As imagens, distribuição de links, menus e todos os outros elementos visíveis de um website são fundamentais para que ele fique mais intuitivo e que ofereça uma navegabilidade mais agradável para quem o visita.
  • Como o próprio nome sugere, vem da ideia daquilo que tem por trás de uma aplicação.
  • Tudo o que você está vendo na sua tela, neste site, é considerado front-end.
  • É um profissional mais completo e que normalmente tem mais experiência no desenvolvimento de sistemas web.

Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *